sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Primeiro blog do Brasil...

Primeiro Blog do Brasil Sobre Finanças e Aluguel de Temporada

Olá.

Depois de algum tempo acompanhando vários blogs de finanças da blogosfera e aprendendo muito com os mesmos, chegou minha vez de compartilhar minha jornada para atingir a tão almejada IF, a independência financeira. Com ela temos as tradicionais metas de sair da corrida dos ratos, não ser mais empregado, entre outras que serão debatidas em tópicos.

A grande maioria dos blogs foca em investimentos em renda fixa, renda variável, ações, etc. Alguns outros em construções, aluguéis, temos até um que explora franquias, etc. Eu ainda não tenho conhecimento de algum blog que explora o aluguel de temporada como ativo. E este é o meu primeiro ativo. Claro que na medida do possível pretendo diversificar para aplicações financeiras em renda fixa, ações, etc. Afinal não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta.



Tenho um imóvel, mais precisamente uma casa, construída com muito, muito suor a cerca de 2 anos atrás, em uma praia famosa no litoral brasileiro (não moro na praia, minha casa de cidade, que é alugada, fica a cerca de 3 horas da casa de praia - veja que loucura tenho uma casa de praia e moro de aluguel - é o preço da IF). Vou compartilhar aos poucos desde a saga da construção e o planejamento financeiro da obra, e chagaremos ao evento de alugar por temporada/diária, bem como compartilharei as receitas e curiosidades desta modalidade de investimento. Também, devo quebrar o paradigma que casa de praia é um péssimo negócio.


                             Típico hóspede da casa do Viver de Aluguel de Temporada


Um resumo rápido de como começou minha caminhada: Tudo começa quando ganhei um livro de meu pai, lá com meus 18-20 anos, muito tarde por sinal, Pai Rico, Pai Pobre. Na época estagiário ganhava 500 reais por mês, e tinha na minha cabeça que com um salário destes não valia a pena economizar, e ainda penso assim, que até na faixa de 1,5 mil reais não vale a pena passar o mês a pão e água pra sobrar 100 reais. Mas enfim isso é muito particular e não vem ao caso. Quando a vida deu uma melhorada, após faculdade e promoções (empresa privada) consegui começar a guardar lá com meus 25 para investir no meu primeiro ativo, até lá não tinha guardado 1 real. O que importa é que nunca saiu da minha cabeça aquela frase do livro: "INVISTA EM ATIVOS, NUNCA EM PASSIVOS", bem como as dicas do pai rico. Esse livrinho foi a minha base, e essa frase martelou 10 anos na minha cabeça até que eu tivesse meu primeiro ativo. Vou deixar essa história toda para um post dedicado.



Também vou aproveitar o blog, para compartilhar diversas dicas, que (de tanto apanhar aprendi) a vida me ensinou, ou melhor, que eu por iniciativa própria corri atrás, pesquisei, assimilei e botei em prática, sobre diversos temas, coisas bizarras como DIY (Do it yourself - faça você mesmo), negócios em geral, negociações de imóveis, carros, como barganhar e conseguir descontos, custo de vida, como fazer $ com pequenas coisas do dia a dia. Enfim, eu diria que são minhas ferramentas essenciais para encurtar a jornada da IF. Já tenho uns 10 tópicos na cabeça sobre essas "life hacks".


Toolbox maneirona porém discreta


Abraços,

Viver de Aluguel de Temporada.

11 comentários:

  1. Aí sim.
    A ideia é boa viu?!
    Se você você reservava o domínio viverdealugueldetemporada.com.br
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicar Uó. Vou ver sim pra reservar o domínio.
      abração parceiro.

      Excluir
  2. Boa sorte nessa caminhada meu amigo...
    ta adicionado no blogroll !!

    ResponderExcluir
  3. Legal cara continua postando

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, VADT. Conte-nos sobre a construção ou compra deste imóvel e relate se ele já dá lucro. Penso que seja necessário uma boa taxa de ocupação para a operação ser viável, considerando os custos fixos envolvidos (iptu anual, taxas ainda que mínimas de água e/ou energia elétrica), somado ao custo de oportunidade do dinheiro investido... Tipo, gastou R$ 100.000,00 na casa, no pior dos cenários renderia uns R$ 450,00 reais na poupança por mês, X 12 = 5.300,00 + iptu, mais agua e luz (anual).

    É... acho q eu mesmo já respondi minha pergunta. Nem precisa alugar tanto assim pra ser mais rentável que a poupança. Deve ser um bom investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lineu, obrigado pela visita e pelas congratulações.

      Vou contar sim sobre a construção desse imóvel em alguns posts futuros. Também em breve pretendo abrir a rentabilidade.

      Sim você mesmo respondeu sua pergunta. Meu investimento está rendendo muito, muito mais que a poupança, coisa de louco. E ainda por cima, tenho uma casa de praia pra curtir quando bem entender. O segredo é o gerenciamento das locações junto com boa estratégia de marketing. Vou explorar esses temas em tópicos também.

      abraço.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog, VADT. Conte-nos sobre a construção ou compra deste imóvel e relate se ele já dá lucro. Penso que seja necessário uma boa taxa de ocupação para a operação ser viável, considerando os custos fixos envolvidos (iptu anual, taxas ainda que mínimas de água e/ou energia elétrica), somado ao custo de oportunidade do dinheiro investido... Tipo, gastou R$ 100.000,00 na casa, no pior dos cenários renderia uns R$ 450,00 reais na poupança por mês, X 12 = 5.300,00 + iptu, mais agua e luz (anual).

    É... acho q eu mesmo já respondi minha pergunta. Nem precisa alugar tanto assim pra ser mais rentável que a poupança. Deve ser um bom investimento.

    ResponderExcluir
  6. opa VAT blz?

    Passando aqui pra conferir o blog, incluí vc no meu blogroll.
    Eu acho que o pessoal no norte da ilha de floripa ou balneario camboriu ganha mt com aluguel de temporada. No nordeste eh dificil, está bem violento nas praias tb infelizmente, mts assaltos e sequestros, bandidos armados tocando o terror nos veranistas, é triste pq temos praias tao bonitas e isso atrapalha mt. O maior problema do Brasil atualmente é a segurança sem dúvidas.

    Vc coloca no airbnb ou olx? Eu vou receber um flat na praia e vou alugar por temporada tb.


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, obrigado pela visita.

      Pois é, essas regiões que você falou, com certeza a renda é grande e garantida, imagina aquelas mansões de Jurerê Internacional que o aluguel na temporada a diária é uns R$2k por baixo.... ou ainda aptos na beira mar em Camboriu? Mas vou te contar que minha experiência, que gira no eixo Sudeste-Sul mostra que tem MUITA gente ganhando MUITA grana com aluguel, e acho que a região litorânea do eixo Rio-SP ainda é mais forte que SC. Dá uma olhada nas praias de Arraial ou Búzios, aquilo ali nunca vi nada igual, estive lá uns anos atrás, fora de temporada no meio do inverno, tudo lotado, qualquer pousadinha mequetrefe quando chega no final de semana é tudo atolado de gente, faltando quarto... é só fazer a conta, eles ganham muito mais que eu com minha casa, a densidade demográfica do Sudeste é maior que o Sul, então, tem mais público potencial nessas praias... Quando fui a Arraial, estava passando uma novela com o tema nas praias da região. Resumindo: Era turista de todo o Brasil. Acho que lá quem mais ganha ainda é o pessoal dos passeios de barco... êta pessoal que ganha muito bem e tudo em cash!!

      Nordestão não posso opinar, infelizmente conheço pouco, mas deve ter um bom potencial sim. Mas claro, Marketing é fundamental. Mas a localização é essencial.

      abraço.

      Excluir
  7. Excelente iniciativa sobre um assunto novo nos blogs

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir