quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Fechamento Outubro de 2017 - Rentabilidade com Aluguel de Temporada REVELADA


Fechamento Outubro 2017 – Rentabilidade com Aluguel de Temporada.

Bem amigos, confesso que fiquei matutando vários dias sobre abrir ou não a rentabilidade e o patrimônio, mas concluí que devo sim abrir os rendimentos do meu ativo. Não sei porquê eu tinha algum mau pressentimento, porém acho que estarei fazendo uma boa contribuição a blogosfera pois esse ativo é diferenciado e não tem praticamente nada de informação concreta e prática na web. Let's do it!


Estão preparados? Eu não sei se estou, mas vamos nessa.

Primeiramente vou detalhar o que é cada nomenclatura:

Patrimônio Imobilizado: 

É todo o valor gasto com a casa de aluguel. Desde a aquisição do terreno, incluindo impostos e escrituração, toda a construção sendo do projeto ao acabamento e também toda a mobília e acessórios. Aqui inclui também a parte de paisagismo, muros, etc. Ou seja é 100% do valor desembolsado até agora com a casa+terreno. Aqui temos uma observação a fazer que ainda tenho um saldo devedor na casa de R$100.000 via financiamento para construção. Então pago mensalmente uma parcela (com juros claro) que vai sendo amortizada aos poucos. Comento também que estou alugando a casa já faz um tempinho e meu saldo devedor era na casa de R$200.000 e foi amortizando com toda a receita. (Sempre foi esse meu plano, pagar a casa com o aluguel). Ou seja, o Patrimômio ATUAL é R$385k. mas se eu for quitar o saldo devedor. O total do ativo fica em R$485k. Eu uso o valor atual pois é a melhor conta a se fazer na rentabilidade do mês, porém mês após mês o patrimônio vai subindo conforme pago o empréstimo ou vou alocando mais benfeitorias no imóvel como mobília sob medida, etc (penso em colocar uma piscina quem sabe).

Receita Líquida: 

É o valor líquido de receitas de aluguel, como alugo por diária, não vou abrir aqui se alugo x ou y diárias, tampouco o valor da diária que obviamente é variável dependendo da época do ano ou feriado por exemplo. Aqui já desconto as despesas de IPTU, luz, zeladoria, e reparos em geral.

Rentabilidade Mês: 

É autoexplicativo porém como estou reinvestindo as receitas no imóvel pois tenho um residual da obra pra finalizar o pagamento e estou colocando vários acabamentos que ainda faltavam como rebaixo em gesso, mobília sob medida, etc. Obviamente esses investimentos feitos com a receita líquida implicam no aumento do patrimônio. (Isso pode estragar um pouco o % de rentabilidade lá na frente pois o imobilizado vai crescendo e precisa render mais e mais as receitas pra manter o %).
OBS: Será que posso chamar de renda passiva? hum. Bem interessante essa renda passiva olhando para o valor hein!

Impressões gerais sobre o investimento:

Poxa, mas e se a rentabilidade está boa, porquê colocar ainda mais dinheiro na casa? Vai piorar a rentabilidade assim, não?? Com frescuras de acabamento? Isso é coisa de fresco e muié... ôxi, a final ninguém dá bola pra isso! Hmmmmm será que é isso mesmo na prática?

Respondo: 

Antes que me perguntem, é que com as melhorias feitas na casa, o valor de locação vai subindo conforme vai subindo o padrão de acabamento e amenidades. Estou a poucos anos locando e no inicio a casa era super pelada não tinha quase nada e aos poucos fui incrementando os acabamentos e o valor da diária subindo. Até hoje usei 100% das receitas na casa, seja para quitar empréstimos/financiamentos ou benfeitorias. Na primeira temporada era coisa de louco ia da mão do inquilino direto pro pedreiro, ou seja eu tava pelado e devendo ao ponto de se me virasse de cabeça para baixo e sacudissem não saia nada, nem moedinha de one cent.... e consegui construir boa parte do patrimônio total graças a locação. Na segunda temporada foi para quitar algumas contas parceladas a médio prazo.... já a terceira são mais acabamentos e mobiliário. As próximas tenho o financiamento da obra pra quitar, mas ainda não tomei a decisão se vale a pena quitar tudo o mais rápido possível ou investir em outro ativo ou até mesmo reinvestir na casa e aumentar a diária....


Meu feeling sobre os futuros hóspedes enquanto estava construindo a casa...

Nunca que eu iria conseguir juntar/aportar esse patrimônio todo de R$385k somente com o salário. Isso em cerca de 5 anos desde que concebi com a ideia. Quando comprei o terreno tinha cerca de 100k guardado e hoje 3 anos depois tenho esse patrimônio todo! Claro que uma boa parte vem de aportes de salário mas se for fazer uma conta rápida de receita já passei dos R$150k somente com locação.

Hoje com a casa bem mais completinha, com internet y otras cositas mas, o valor médio de diária que fecho é 75% acima do valor que iniciei a locação quando a casa estava recém pronta e pelada, sem acabamentos...

Porém tudo tem um limite, acho que a partir de agora não consigo aumentar muito o valor de diária pois a casa está bem completa. A não ser que eu coloque uma bela piscina com Jacuzzi, sauna, aí penso que dá pra subir uns 15% tranquilamente. Porém, a conta desse ROI (retorno sobre o investimento) não fiz ainda...

Vamos para o fechamento de Outubro:

Foi um mês muito bom pois tivemos o feriado do dia 12 que fechei um bom pacote.



OBS1: A rentabilidade histórica vou deixar para outro post pois vou falar também sobre sazonalidade.

OBS2: Tenho outros patrimônios como FGTS, poupança, carro, etc, que alguns blogueiros contabilizam e abrem. Neste primeiro momento, vou abrir somente as informações do meu ATIVO que é o imóvel de aluguel de temporada.

O que concluo é que até agora valeu a pena sim, e muito, reinvestir na casa para aumentar o ticket. Daqui pra frente, sei não.

 Quem diria que aluguel de temporada dava uma boa renda hein!??


Ó minha alegria com essa renda passiva de Outubro!!!


Grande abraço,

Viver de Aluguel de Temporada

23 comentários:

  1. Show hein Vat!

    Belo salto você deu com o imóvel. Só aportes realmente fica complicado em pouco tempo dar saltos em patrimônio. A menos que lá atrás a pessoa investiu em bitcoin :P

    Parabéns man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado English Man... eu acredito em aporte até ter o montante para empreender, senao a if fica muito longe e sem graça. Abraço

      Excluir
  2. Excelente visão empreendedora, vai ser um blog que vou acompanhar com atenção, gosto de pessoas com visão estratégica.

    Obrigado por me adicionar o seu blogroll, eu para já ainda não criei o blogroll, mas poderá deixar uma mensagem no meu blog com o seu link ai as pessoas podem depois entrar lá, é um ótimo blog o seu.

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL grato pelo elogio de afirmar que tenho visão empreendedora, engraçado é que quando compartilho infos desse meu ativo com pessoas de minha confiança e família ninguém nunca da nenhum apoio ou elogio, pelo contrário, ficam botando defeito e dividando das coisas... enfim nós não fazemos parte da manada e ja estou acostumado com isso... tem um blogger que dizia pra “sorrir e acenar” nessas ocasiões, agora não lembro qm era.. abraço

      Excluir
  3. Parabens cara pelo imovel. Renda passiva sempre cai bem. Voce investe em FII tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, tem muito mas muito suor aí! Não invisto em FII não. Mas estou estudando pra onde vou agora, acho que ações.. abraço

      Excluir
  4. Você falou de importar produtos para ter uma renda extra, conheço um excelente curso que ensina passo a passo como importar produtos dos estados unidos (como roupas de marcas famosas, celulares, eletrônicos, perfumes, suplementos alimentares, peças de carros, bonés) depois revender por um preço muito mais alto no Brasil para ter um excelente lucro, e ganhar um bom dinheiro, o professor do curso é muito fera nesse assunto, para mim o melhor curso sobre o assunto.

    Isto tudo por um preço relativamente baixo, poderá experimentar e se não gostar tem 30 dias para cancelar e receber seu dinheiro de volta.

    o link esta aqui só copiar e colar em cima da pagina da internet, dá uma olhada vale muito a pena

    https://go.hotmart.com/K6818299X


    Espero ter ajudado

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo vou olhar sim. Essa é uma área que me
      Interessa muito tem muito mercado ainda... abraço

      Excluir
  5. Olá amigo, obrigado por compartilhar os números.

    Porém não entendi muito bem. Os 6k foram provenientes somente do aluguel no feriado/outros fds?

    Qual é o custo médio por dia?

    Veja, não é uma provocação (muitas vezes vemos muitos haters na blogosfera), apenas quero entender pois o assunto também me interessa bastante.

    Abraços,

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo grato pela visita. Esse rendimento liquido é o valor de aluguel de todo o mês. Aqui temos alguns finais de semana, pacote do feriado, e as vezes dias de semana meio quebrados... não estou confortável em abrir o valor das diárias por enquanto amigo... desculpe, fique acompanhando e se fizer umas boas contas vai ter uma ideia do meus valores de diária. Abraço

      Excluir
  6. Desde que você criou o blog para falar desse assunto achei bem interessante. Lembra que o blog era um ativo diferente? kkk
    Obrigado por compartilhar conosco esses detalhes. Minha estratégia era juntar grana com liquidez diária para comprar um terreno por exemplo quando surgisse uma boa oportunidade com preço bom. Agora já penso também nisso de aluguel de temporada ao invés de construir para vender. Ainda não estou decidido, vamos ver. Mais uma vez obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vc estava lá desde o primeiro blog! Que legal! sobre seu investimento de construir pra vender ou alugar por temporada, temos vários fatores em ambas as modalidades. Bota na ponta do lápis e veja o que fica melhor pra vc. Eu se fosse investir novamente que é minha ideia dentro de uns anos, é aluguel de temporada novamente, abraço

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado amigo, pois é uma renda passiva dessas mensal e livre de dívidas já da pra pensar em pendurar as chuteiras! Mas claro muito arrriscado pelo fator sazonalidade e etc. ideal é ter mais ovos em mais cestas: diversificar os investimentos. Abraço

      Excluir
  8. Massa!

    Show de bola a divulgação dos números, até por ser um investimento pouco comum na blogosfera vai ser importante para conhecermos melhor o potencial dos aluguéis de temporada.

    Se formos nos basear só por Outubro, o investimento é excelente, mas como você bem frisou, tem a questão da sazonalidade. Um demonstrativo anual espelharia melhor os resultados obtidos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ministro grato pela visita. Espera pra ver Dezembro a fevereiro aonde temos temporada de férias, rentabilidade vai lá pra cima pois tenho geralmente mais procura nesse periodo e por isto a diaria é mais cara. Em compensação após março fica um pouco prejudocado... vai acompanhado! Abraço

      Excluir
  9. Que ótimas informações, VDAT! Parece um investimento bem interessante.

    Trata-se de um imóvel só, certo? É praia ou sítio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um imóvel, praia. Da uma lida nos outros posts mais antigos amigo, abraço

      Excluir
  10. Gostaria de sugerir alguns assuntos pras próximas postagens:

    Quais os meios para atrair clientes?
    Vc tem contato direto com os clientes?
    Quem/como/com que frequência é realizada a higiene do imóvel?
    Já houve casos de itens da casa sumiram?

    Obrigado por compartilhar conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotado amigo, vou fazer um post sobre esses assuntos, pode deixar... só preciso de uns dias pq vou conseguir fazer no maximo 1 post por semana. Grande abraço

      Excluir
  11. 6.829 líquidos de aluguel da casa de praia?? Viajou... Vamos supor que você alugue por 400 reais a diária.. Lembrando que esse valor é de uma mansão na beira da praia no recreio RJ. Você alugando por 12 dias ,seu bruto 4800. Sem contar a conta de água,luz e diarista. Não dá pra entender esse seu cálculo não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hip Hip Hurra!!!
      Parabéns anon!! você é o primeiro Hater e é do tipo que eu gosto. Aquele que acha que eu perderia tempo postando mentiras e inventando números aqui? Vamos de trás pra frete: Contas de água, luz e diarista: Eu COBRO taxa de limpeza por pacote então essa despesa eu não tenho, quem paga é o hóspede. Luz, água e internet. NÃO PAGO CONTA DE ÁGUA e vou fazer um post específico sobre isso. Conta de luz pago um valor bem honesto e tenho umas tricks na casa para isso: Todas as lâmpadas LED, eletros AAA, geladeira com inversor, etc. Tenho um post sobre eficiência energética residencial pronto pra postar também.
      Então, mansão a beira mar no Recreio por R$400? Quem diabos viaja para o RECREIO no RIO DE BOSTEIRO hoje em dia? De férias? Meu amigo, estás muito mal informado quanto a preços. Dá uma pesquisada nos locais turísticos AAA de SP(maresias), RJ(búzios), SC (Floripa e Balneários).. Não vou mais perder meu tempo com você, só peço que acompanhe o blog.
      Sobre as receitas, eu contabilizo o cash no checkin dos hóspedes, então, tive além do pacote do feriado de 12/out tive um checkin do pacote do feriado de 02/nov dentro do mês de outubro, assim contabilizou em outubro também. E claro mais alguns dias perdidos durante o mês pra fechar neste valor.
      E se eu te contar que minha renda passiva em janeiro de 2017 for de R$19.817 você acreditaria? Espero que você tire boas práticas aqui e utilize na sua vida caso contrário por favor não perca meu tempo nem o seu. Grande abraço meu amigo.

      Excluir
  12. Parabéns VAT!
    Muito interessante essa estratégia sua! Vou acompanhar !
    Abraço!

    ResponderExcluir