quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Casa de Praia 3 em 1

Pois bem,


Vou abordar um assunto que é bastante controverso no mundo das finanças e literaturas em geral. Tem um ditado que diz o seguinte: casa de praia tem duas alegrias, uma no dia que você compra e outra no dia que você vende. Será que é isso mesmo? Para algumas pessoas que não enxergam as oportunidades disfarçadas neste investimento talvez sim, mas vamos explorar meu conceito de casa de praia 3 em 1.



1) Minha casa de praia hoje é um ATIVO, com ótima rentabilidade anual, de dar inveja em muitos outros ativos e aplicações. (devo mostrar essa rentabilidade e valores investidos em breve aqui no blog).



2) Eu quando optei por construir este ativo, também fiz a seguinte conta, veja que curioso a conta que ninguém faz, lembrando que eu não moro na casa de praia, moro em uma outra cidade mais para o interior. Se todos os anos saio de férias, e como gosto de praia, de praxe alugo uma casa num valor médio de R$350 por dia, sendo um período de 16 dias no ano, sendo 10 no verão mais uns 2 feriados no ano. Fechando um total de R$5.600,00 ao ano. Vejam que aqui esta despesa entra como gasto de lazer, não sou dessa turma frugal ao extremo que não sai de casa embora respeito esta posição. Num período de 10 anos, são R$56.000,00 que eu deixei de gastar, pagando para outro proprietário de casa, pousada, etc ficando em minha casa. Esse valor pretendo investir em outros ativos, a final esse valor eu já gastei certo?



3) Quando comprei o terreno, alguns anos atrás, como as coisas demoram pra chegar nas cidades menores, o boom imobiliário ainda não tinha chego com tudo na região, então paguei um valor justíssimo no terreno, e também para construir, eu estimo que gastei 70% do valor se fosse construir em uma cidade média/grande. Ou seja, também não quero ficar falando de valorizações do meu imóvel e blábláblá, pois essa valorização eu não conto como patrimônio, mas eu tive um corretor que me procurou com uma proposta de venda da minha casa na qual eu tiraria 50% de lucro, isso menos de 2 anos após a conclusão da obra. Mas não vendi pois o que eu ganho com os itens 1 e 2 não compensa a venda. Venderia por 100% de lucro, mas aí a casa não vale mesmo. O que quero concluir no item 3 é que querendo ou não formei um belo patrimônio e tenho certeza absoluta que tive uma ótima valorização pois eu mesmo gerenciei toda a obra e os terrenos na região também valorizaram muito comparado ao preço que paguei. Foi um negócio certo, no timing certo.



4) Ops, não eram só 3? Eram, mas essa eu considero um bônus. Na minha visão, todas as famílias, principalmente no Brasil, deveriam ter no mínimo 1 imóvel próprio e quitado, mesmo se fosse um kitnet no interior do interior MCMV (Minha casa minha dívida vida). (Minha casa ainda não é quitada mas falta pouco.) Isso porque se der tudo errado na vida da pessoa, perder o emprego, etc ao menos o cidadão e/ou sua família terão aonde cair mortos, ou seja, não terão o medo de ser despejado do aluguel e ter que morar na rua por falta de renda nem depender de morar de favor em casa de parentes, etc. A ideia claro que não é essa mas meu objetivo no futuro lá na frente com a IF atingida, a ideia é que não precise mais alugar a casa como fonte de renda, ou seja, vou morar nela e curtir minha aposentadoria numa bela casa de praia. Ousado também.



Abaixo uma foto similar a minha casa de praia de aluguel. No próximos posts vou detalhar a construção e algumas dicas do mercado imobiliário sob minha ótica.





Forte abraço,


18 comentários:

  1. Muito bem colocado. Para muitas pessoas, só em ouvir a palavra "casa" já borbulham na mente aquelas ideias preconceituosas de que é um passivo ao invés de investimento. Menos ainda são os que param para fazer as contas.
    Até um investimento em ações pode se tornar um passivo se o gasto com corretagem/custódia for superior aos lucros. Tudo tem q se colocar na ponta do lápis, independente do rótulo que se dê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa avaliando seu comentário, cheguei a seguinte conclusão, a rentabilidade do meu ativo, nunca será negativa! No pior dos casos será zero, se eu não alugar nenhum dia no mês por exemplo... Já com ações e outros negócios não se sabe... Ah claro que tenho os custos fixos, mas são baixíssimos se ninguém usar a casa...
      abraço

      Excluir
  2. Ótima ideia. Aguardando ansiosamente pelos próximos posts. Posta logo esses lifehacks aí, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo amigo, pode deixar, a lista é grande, desde imóveis, automóveis (aqui tenho muita coisa), supermercado, custos fixos residenciais como internet, água, energia elétrica, etc. Vou tentar postar no mínimo 1x por semana. Com sorte 2x, se a correria permitir. abs.

      Excluir
  3. Muito bacana meu camarada !!
    Cada um sabe o que é bom pra si. Gosto de investimentos em imóveis e acho que tá indo na direção certa.
    Mas eu acho que você não vai querer passar todas as férias no mesmo lugar durante os 10 anos....rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, obrigado pela visita. Tens razão, 10 anos no mesmo lugar nas férias não é o ideal, mas vamos pensar em 20 anos, ou seja um ano passo na casa, no outro viajo para um lugar diferente.. acho que aí fica de bom tamanho, e ainda fico com meus R$56k. abraço.

      Excluir
  4. ta adicionado amigo! boa sorte com o blog!
    O seu texto ta muito bom, definitivamente, para quem tem cabeça aberta, da pra se ganhar dinheiro de muitas maneiras.

    grande abraço meu caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Burguês, bom que gostou da leitura e espero que aprecie as próximas. abraços.

      Excluir
  5. Oi, VAT, gostei das tuas postagens/do teu jeito de escrever, vou ficar acompanhando :)

    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, já tenho mais 2 posts no forno. No final de semana já postarei um deles. Eu tenho um jeito de pensar bem incomum em várias frentes. Espero que goste.
      abraços

      Excluir
  6. Meu caro, posso fazer um pedido de post??
    Diga como foi cada etapa do projeto de construção ate o final?
    Tenho um terreno e planeji comprar outro - esse para construir.
    Mas estou perdidi
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineiro, obrigado pela visita. Claro que sim, vou fazer um post genérico sobre dicas de investimentos em imóveis de modo geral. E outro dedicado com o passo a passo da obra. fique ligado que logo logo vou postar. Abraço.

      Excluir
  7. Muito interessante sua proposta, vou acompanhando os seus posts e sua visão sobre IF e investimentos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Anon. Minha proposta é diferente mesmo, fora da caixa. Por isto mesmo ainda tenho um pouco de receio de abrir a rentabilidade e patrimônio, mas essa hora vai chegar. abraço.

      Excluir
  8. Tem muito a contribuir a blogosfera, ótima postagem.

    E o que achas de casas de campo/chácaras e sítios( não sei como dizem na sua região)?

    Pretendo ter um sítio e uma casa de praia um dia e suas postagens serão muito bem vindas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, grato pela visita.

      Bom sobre casa de praia é só acompanhar o blog.

      Sobre sítios e chácaras, o que eu posso opinar como investimento:

      1) Valorização da terra: Aí tem que comprar muito mas muito barato e pensar no médio/longo prazo. Tem boas oportunidades sim e o que manda é a localização e geografia do terreno, plano de preferência, fachada bonita, grama cortada, se passa asfalto na frente, etc.
      2) Aluguel para eventos: Aqui precisa investir pesado em salão de festas, piscina, área de camping, etc. Mas vejo que o ROI (retorno do investimento) pode ser longo e não compensar. Apesar que as áreas de lazer também são para seu lazer e da família e amigos. Mas claro, se fechar com uma agência de eventos por exemplo e fazer parcerias com empresas, pode ficar interessante.
      3) Produção de verduras,frutas,hortifruti para venda a terceiros, ou até uma pequena agro-indústria de compotas e geléias? mesmo que seja somente para consumo próprio, a economia em mercado tendo uma área de plantio pode ser enorme! Mas aí precisa ter tempo pq dá muito trabalho..
      3) Aluguel de temporada: aqui somente se for em uma região famosa como Campos do Jordão, gramado, etc. Mesmo que seja afastado da região turística, num raio de uns 30km eu estimaria, uma boa casa de campo com um bom Marketing é aluguel garantido na certa, com boa taxa de ocupação, principalmente em feriados, férias escolares, datas festivas, etc. A final a internet está aí pra deixar tudo mais perto do que realmente é.

      Espero ter ajudado um pouco. Vou fazer um post sobre esse tema, obrigado pela ideia.

      abraço.

      Excluir
  9. Gostei bastante das dicas e dos exemplos práticos

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão, vou adicionar vc no blogroll aqui e por favor me adiciona também. Fique ligado que tenho bastante conteúdo ainda pra alimentar o blog. abraço.

      Excluir